Investigadores da universidade de Huelva lutam contra as águas contaminadas pela actividade mineira

Investigadores da Universidade de Huelva e membros do Campus de Excelencia Internacional del Mar (cei·mar) trabalham num projecto pioneiro com o apoio do projecto LIFE ETAD, co-financiado pela União Europeia, no qual participa também a empresa Sacyr Constucción, a  Consejería de Medio Ambiente, através da Agencia de Medio Ambiente y Agua.

Neste projecto, em que participam membros do grupo RNM198, liderado por José Miguel Nieto, trabalha-se num sistema que permite transformar a água contaminada em limpa, de forma ecológica e a baixo custo. Os testes em laboratório, pretendem apresentar como resultado a concepção de um sistema de tratamento passivo de drenagens ácidas de mina numa localização mineira tipo na faixa piritosa assim como a construção e activação de uma INSTALAÇÃO (PLANTA) de tecnologias de tratamento passivo.

Este projecto contribuirá para a consecução dos objectivos do Plano Hidrológico Nacional dos rios Tinto, Odiel e Piedras além de não alterar o meio ambiente, já que não se faz valer nem de electricidade nem de reagentes. Assim, obter-se-ão águas depuradas para rega de plantações de vinhas e citrinos.

 

Fonte: Universidad de Huelva

Prueba de mapa de imágenes sacyr uhu uhu

Proyecto LIFE | Redes sociais | Contact