Limpando rios da contaminação mineira

Foi desenvolvido um novo sistema que pode ser uma arma na limpeza dos rios afectados pela actividade mineira e que entraram em níveis de contaminação severos. A proposta pioneira encontra-se em fase de testes na bacia do Odiel, em Huelva. Os trabalhos têm vindo a desenvolver-se graças ao projecto LIFE ETAD, co-financiado pela União Europeia, no qual participa a empresa Sacyr Constucción, na qualidade de sócio coordenador, a  Consejería de Medio Ambiente, através da Agencia de Medio Ambiente y Agua e a Universidade de Huelva. José Miguel Nieto, o investigador da Universidade de Huelva que dirige o projecto, explicou a propósito que, as águas ácidas de minas são “o resultado da interacção da água com os sulfúricos e resíduos da mina, que se enchem de ácido e metais” que acabam nas bacias fluviais contaminando os rios, como é o caso dos rios Tinto e Odiel em Huelva.

Por esse motivo, o sistema desenvolvido, que apresentou resultados positivos em laboratório, aplica um tratamento que “permite a transformação dessas águas contaminadas em águas limpas, de uma forma ecológica e a custos reduzidos”.

Assim, este projecto é considerado “ecológico” porque “não consome electricidade nem reagentes” de forma que constitui  “um tratamento passivo”, no qual o custo energético “é zero já que a instalação de tratamento foi desenhada de forma a que, por meio da gravidade, a água se desloque de uma parte do sistema para outra e o custo de consumíveis seja mínimo, pois como substrato reactivo só se usam pequenos grãos de calcário, carbonato cálcico”.

Por esse motivo, Nieto assegura que este sistema de tratamento abre possibilidades de descontaminação (uma vez registada a patente) de muitos rios que têm uma problemática semelhante à da faixa Piritosa Ibérica, enquanto que o resultado que se espera obter é a demonstração da capacidade de viabilização das tecnologias passivas para drenagens ácidas de mina, a melhoria da qualidade da água na zona e o uso das novas tecnologias que resolveriam um sério problema ambiental que afecta águas degradadas pela actividade mineira.

 

Fonte: Energiaverde.com

Prueba de mapa de imágenes sacyr uhu uhu

Proyecto LIFE | Redes sociais | Contact