Notícia

José Fiscal toma conhecimento em primeira mão da evolução do projecto LIFE ETAD

A Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio de la Junta de Andalucía participa, em conjunto com a Universidade de Huelva e a empresa Sacyr Construcción, no projecto LIFE ETAD que permitirá a construção e implementação de uma nova estação de tratamento de águas provenientes de drenagens de ácidos de minas. (Ler mais).

 

Projecto europeu implementará novo método de depuração de águas procedentes de minas de Huelva

A Comissão Europeia aprovou o projecto Life Etad (Ecological Treatment of Acid Drainage) LIFE12 ENV/ES/000250, cujo objectivo é o desenvolvimento e implantação de um novo método de depuração das águas proveniente de minas. Neste projecto, que conta com um orçamento de 2.650.738 milhões de euros e um prazo de execução até Dezembro de 2017, participam a Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio através da Agencia de Medio Ambiente y Agua, a Sacyr Construcción e a Universidade de Huelva. (Ler mais).

 

Projecto europeu dirige novo método de depuração de águas mineiras na Andaluzia

A comissão Europeia aprovou o projecto LIFE ETAD (Ecological Treatment of Acid Drainage) que conduzirá na Andaluzia, nomeadamente na Faixa Piritosa Ibérica e na Bacia do Odiel o desenvolvimento de um novo método de depuração de águas procedentes de minas para o aplicar noutras zonas da Europa. (Ler mais).

 

Andaluzia participa em projecto europeu para a depuração de águas procedentes de minas

A comissão Europeia aprovou o projecto LIFE ETAD LIFE ETAD (Ecological Treatment of Acid Drainage) LIFE12 ENV/ES/000250, cujo objectivo é o desenvolvimento e implantação de um novo método de depuração das águas proveniente de minas. (Ler mais).

 

Águas ácidas para regadio de citrinos

Fruto dessas explorações – acredita-se que haja actualmente 100 minas abandonadas – existe um sem-número de escombreiras e poços que são um sério problema ambiental chegando inclusive a alcançar as águas atlânticas. O fenómeno que ocorreu durante séculos, consiste nas drenagens ácidas de mina – em inglês, pela sigla AMD - que nunca deixaram de produzir-se nesses espaços. Estas drenagens são águas que sofreram uma alteração do seu PH para valores ácidos anulando desta forma a sua potabilidade. (Ler mais).

 

Um projecto da UHU depurará as águas ácidas das minas para uso agrícola

A Universidade de Huelva (UHU) está empenhada em levar a cabo um projecto que pretende optimizar aquelas que são conhecidas como águas ácidas das explorações mineiras, para as converter num recurso de regadio para os citrinos. Apesar de a depuração de descargas de mina não ser um tema novo, o método que se pretende aplicar, através do projecto Life-Etad garante a sustentabilidade meio-ambiental e económica. (Ler mais).

 

A ecologia ao serviço da descontaminação mineira dos rios

A contaminação que muitos rios apresentam, consequência da actividade mineira que se desenvolveu no passado nas zonas circundantes, poderia ter os dias contados, graças a um novo sistema de tratamento ecológico das águas cuja implementação na bacia do Odiel, em Huelva, será uma experiência pioneira. (Ler mais).

 

Limpando rios da contaminação mineira

Foi desenvolvido um novo sistema que pode ser uma arma na limpeza dos rios afectados pela actividade mineira e que entraram em níveis de contaminação severos. A proposta pioneira encontra-se em fase de testes na bacia do Odiel, em Huelva. Os trabalhos têm vindo a desenvolver-se graças ao projecto LIFE ETAD, co-financiado pela União Europeia, no qual participa a empresa Sacyr Constucción, na qualidade de sócio coordenador, a Consejería de Medio Ambiente, através da Agencia de Medio Ambiente y Agua e a Universidade de Huelva. (Ler mais).

 

Uma nova técnica depura a água fluvial contaminada pela actividade mineira

Trata-se de um projecto pioneiro em fase de testes na bacia do Odiel e que desenvolvem graças ao projecto LIFE ETAD, co-financiado pela União Europeia, no qual participa a empresa Sacyr Constucción, na qualidade de sócio coordenador, a Consejería de Medio Ambiente, através da Agencia de Medio Ambiente y Agua e a Universidade de Huelva. (Ler mais).

 

Investigadores da universidade de Huelva lutam contra as águas contaminadas pela actividade mineira

Investigadores da Universidade de Huelva e membros do Campus de Excelencia Internacional del Mar (cei·mar) trabalham num projecto pioneiro com o apoio do projecto LIFE ETAD, co-financiado pela União Europeia, no qual participa também a empresa Sacyr Constucción, a Consejería de Medio Ambiente, através da Agencia de Medio Ambiente y Agua.  (Ler mais).

 

Desenvolvem uma nova técnica de tratamento de águas de drenagens ácidas

A província de Huelva é a base onde está a ser testada uma ideia que pode pôr fim ás águas ácidas tanto de origem natural como de uma eventual contaminação originada pela actividade mineira. (Ler mais).

 

A Junta participa num projecto europeu para la depuração de águas procedentes de minas

A Sacyr Construcción e a Universidade de Huelva também promoven o projecto LIFE ETAD, que prevê um investimento da ordem dos 2,6 milhões de euros. (Ler mais).

 

Life Etad: Projecto europeu para a depuração de águas procedentes de minas

A Comissão Europeia aprovou o projecto Life Etad (Ecological Treatment of Acid Drainage) LIFE12 ENV/ES/000250, cujo objectivo é o desenvolvimento e implantação de um novo método de depuração das águas proveniente de minas.  (Ler mais).

 

Prueba de mapa de imágenes sacyr uhu uhu

Proyecto LIFE | Redes sociais | Contact