OBJECTIVO

- Implementar um sistema optimizado de tratamento passivo de descargas ácidas de minas, numa localização mineira do tipo FPI.

- Provar o uso das tecnologias de tratamento passivo por meio da construção de uma estação à escala real.

- Acelerar e antecipar a consecução dos objectivos do Plano Hidrológico Nacional dos Rios Tinto, Odiel e Piedras. Devido às características específicas destes rios altamente poluídos, o Plano Hidrológico Nacional adiou até 2027 o cumprimento dos objectivos europeus da Directiva Marco Europea del Agua (2000/60/CE), que impunham 2015 como prazo-limite para o alcance de um bom nível ecológico e químico das águas europeias.

- Aplicar um tratamento passivo das descargas ácidas, e subsequente depuração das águas que permita o seu uso para irrigação.

- Usar as águas tratadas para promover a implementação de vinhas e plantações de citrinos como actividade económica alternativa nas áreas afectadas.

- Melhorar o potencial mineiro da região que, albergando a bacia do Odiel com águas das mais poluídas do mundo, permitiria a validação da tecnologia para uso em qualquer outro lugar da Europa. A oferta tecnológica daí advinda tornaria viável e rentável a actividade mineira no âmbito dos regulamentos ambientais.

Prueba de mapa de imágenes sacyr uhu uhu

Proyecto LIFE | Redes sociais | Contact